O gigante acordou! Será?

Depois de 21 anos o povo voltou para a rua! A força das manifestações foi tão grande que fez a Presidente tentar dar explicações em Rede Nacional. Foi massa! Fico muito feliz em ver que enfim, o Gigante acordou. Será?

Acordou porque a prefeitura do PT, recém empossada, depois de 16 do governo tucano aumentou em 20 centavos a passagem. Foi isso? Se não foi isso, por que culpar Haddad pela precariedade do sistema de saúde e de transportes de São Paulo? Algo tão lógico quanto imperceptível. A coisa foi tão forte que colocou Haddad e Alckmin, petista e tucano, numa mesma entrevista para dar soluções ao protesto.

Mas no resto do Brasil o protesto não foi só pelos 20 centavos dos paulistanos. Essa foi apenas a gota dágua que fez o copo transbordar. E aí eu concordo com todo o movimento.

As manifestações pacíficas pelo Brasil inteiro foram belíssimos exemplos de mobilização social. Uma demonstração de força do povo que obteve conquistas em diversas cidades. Confesso que estava com saudade de ver o povo nas ruas sem um trio elétrico na frente. Chegou a hora de exigir mais respeito à uma sociedade que ficou acomodada durante tanto tempo, assistindo coisas terríveis sendo feitas na sua frente. De Collor pra cá foram escândalos da Pasta Rosa, grampos telefônicos ilegais, privatizações absurdas (como a da Vale), tentativa de privatizar a ‘Petrobrax’, quebra de sigilo do painel de votação do Senado, dinheiro na cueca, mensalão do PT (e do PSDB), pedágios cercando Salvador, corrupção multi-partidária, Roberto Jefferson (réu confesso do Mensalão) condenado mais fora da cadeia, Genuíno empossado mesmo depois de condenado, pastor evangélico fundamentalista na presidência da Comissão de Direitos Humanos, Renan, Sarney, Collor, FIFA, Metrô de Salvador, Ponte de Itaparica… CHEGA! Já estava na hora de dar um basta e finalmente a juventude acordou! Saíram dos posts de protesto do facebook e foram para as ruas. Claro que com alguns excessos, mas esses vândalos foram uma minoria evidente,

Porém, apesar das inúmeras conquistas algumas coisas precisam ser pensadas. Tão em voga, em época de Copa do Mundo, fica a pergunta clichê: qual legado todo esse movimento deixará para nós? E aí algumas perguntas são imprescindíveis.

Será que alguns “acordaram” apenas para postar suas fotos no protesto, no facebook?

Será que todos sabem o que é a PEC 37 que estavam combatendo?

E quem são aquelas caras jovens riscadas de verde e amarelo?

A maioria não lembra em quem votou para vereador nas últimas eleições. Boa parte não sabe as diferenças de atribuições de um governante para o outro. Muitos não sabem para qual instância dos Três Poderes devem cobrar suas reivindicações. Confundem os papéis do Legislativo e o do Executivo e querem Joaquim Barbosa pra presidente porque ele foi o relator do Mensalão. Mas não se preocupam em saber por qual partido ou aliança o Barbosão sairia como candidato, numa total inocência política…

E o pior de tudo, nem sabem que foram mobilizados por um grupo de hackers conhecido como Anonymous, que utiliza a máscara de Guy Fawkes, inspirado nos quadrinhos “V” de Vingança.

Desejo que agora, quando acabarem as manifestações, o povo volte a se manifestar. Não nas ruas, mas no seu dia a dia. Estudando mais sobre a política, lendo mais sobre às leis e entendendo o que são PECs. Votando com mais consciência. Se instruindo sobre os 3 Poderes e suas atribuições. Lendo a Veja mas entendo que existe a Carta Capital. Assistindo a Globo sem esquecer que Willian Bonner chamou o público do JN de Hommer Simpson. Fiscalizando a Câmara Municipal de sua cidade. Prestando atenção na forma como o prefeito tratou os servidores públicos que pediram aumento. Sendo mais condescendentes com as greves por melhorias de salários dos servidores estaduais. Exigindo SEMPRE saúde e educação com Padrão Fifa e, principalmente, parando com o discurso vazio do “não gosto de política” e passando a entender que quem não gosta é governado por quem gosta.

O Brasil acordou. Mas ainda falta lavar o rosto e começar a enxergar as coisas com mais clareza. Provamos que existe vida fora do Facebook. Falta agora Curtir as conquistas e continuar a Compartilhar nossas indignações.

Esse foi apenas o começo. Não vamos deixar essa faísca se apagar!

#VemPraRuaBrasil

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s