253 anos de Camaçari e o meu amor por ela

28 de Setembro é o aniversário da minha segunda cidade.

Estou tão impregnado de Camaçari que quando encontro alguém na rua em Salvador me perguntam: “e sua cidade, como está?”

Conheço a cidade desde 1999 quando fui indicado, pelo então DCE da UCSAL, para montar as carteirinhas de estudante da UNE no município. Infelizmente um pilantra de nome George, sobrinho do finado vereador Pedrão, roubou todo mundo e me deixou num prejuízo considerável.

Mas Deus não quer nada errado e apresentou-me algo maravilhoso para contrapor o “golpe”. A arte camaçariense. E aí começava o meu romance com a cidade.

Fui apresentado à Fundação Cultural Ca&Ba e consequentemente à cultura de Camaçari. Desde então, ao lado de Wilson Bizerra, fizemos muita coisa na cidade. Festivais de Monólogos (IV, V, VI, VII, VIII, IX), uns 6 Festivais Pluriculturais, vários anos de TAE – Teatro Ação Educar, eventos em praça pública, arrastões culturais… Desenvolvemos o primeiro site sobre cultura do município, e até hoje, somos um dos mais visitados do município. Caso procure no Google as palavras Camaçari e Cultura, encontrarás o nosso site entre os 5 primeiros. O site da Fundação surgia no ano 2000 e em 2004 inaugurávamos o nosso primeiro Portal do Ca&Ba. Éramos uma referência na cidade. Ganhávamos prêmios em festivais de teatro e música em outras cidades e estados. Tínhamos autonomia mesmo sendo de oposição ao Governo da época.

Finalmente, na campanha de 2004, conseguimos tirar o carlismo do poder. Numa aliança entre o nosso candidato, Ferreira Ottomar e o candidato do PT, ajudamos a eleger o prefeito Luiz Caetano. Fomos chamados para compor a melhor equipe de uma Secretaria do Governo Caetano. A Coodec – Coordenação de Cultura, juntou os melhores valores culturais da cidade, sob o comando de Ivanildo Antonio.

Wilson Bizerra nos projetos; Cilene Guedes, Elisângela Sena, Daniel Dali, Tati Pinheiro, Isabel Celi, Joan Celi no Teatro; Na dança Claudia Guedes e Vânia Costa; na poesia Rose Leão, Emerson Leandro, Jorge Poeta; nas artes plásticas Marivalda; a música Bule-Bule, Islanne Michele, Teka ONeil, Eudes Lindemberg, Adah Brito, Enoque Norberto, Ireno Finger, Eric Mazzoni, Nino Bessa; nas Bibliotecas Jucilene, as Patrícias Porto e Almeida, Vaniele Bandeira, Silvia Brandão, Naldir Machado, Mônica Homem; e na Sede, Maíra Chaves, D’Vieira, Isaac de Cristo, palhaço Bananinha… Nossa! Quanta gente boa… Fizemos uma revolução na cidade.

Além desses artistas-colegas, outros muitos tive e tenho como amigos. Os Capoeiras Grandão, Zeca e Caio; as poetisas Zelina da Costa e Thais Dultra; o pessoal do Teatro da Cidade do Saber, encabeçados por Vadinha Moura; os músicos Rege FX, Carol Assemany, Nego D’água, Jái; os artistas saídos do Ca&Ba como Natasha Liss, Marcelo Mutakani, Bispo, Biuna e Bia Bizerra, Michael Junior, Alan, Anelisa, Isa Santos,  Cléber; além dos saudosos Alberto Martins, Índio de Arembepe e Vinicius Viana.

Paralelo à Coodec, que virou SECULT, desenvolvemos pela Fundação Ca&Ba o Brasil Alfabetizado e o Oxente Jornal. Aliás, o Oxente foi o ponto mais alto do meu trabalho na cidade.

Depois, com Elisângela Sena e Tati Pinheiro, realizamos o projeto Terreiradas – Um samba a porta de minha cumadi, onde produzimos um DVD com apresentações dos grupos de samba de roda da cidade e um site com as fotos dos encontros.

Talvez por todos esses eventos tenham feito de mim um camaçariense de coração. Por isso, hoje, 28 de setembro de 2011, posso dizer que tenho motivos para comemorar mais um aniversário dessa cidade, que marcou a minha vida.

Parabéns Camaçari pelos seus 253 anos. E se a árvore for chorar hoje, que seja somente de alegria…

Cultura é, e sempre será, Preciso!

Por Erick Cerqueira

1 comentário

Deixe um comentário

