Parabéns a um baiano retado!

Hoje, 22 de abril, é aniversário de um baiano maravilhoso, nascido em Porto Seguro. Infelizmente o feriado não é por causa disso, e sim, por uma data religiosa que coincidentemente se encontraram esse ano. Mas todo feriado, mesmo com chuva, é bem vindo.

O aniversariante do dia é um cara alegre, lindão, jovem, grande e cheio de novidades. Apesar de ser muito explorado por vários anos, ainda assim é uma das maravilhas do Mundo.

Parabéns, Brasil. São 511 anos com carinha de 400. Uma Terra verdadeiramente abençoada por Deus e bonita por natureza. Com dimensões continentais atrai turistas do mundo todo, com atrações que vão desde as quentes praias do Norte ao frio (com direito a neve) da região Sul. Um país que comporta a maior floresta do mundo, o grande e belo pantanal no Centro-oeste, a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, a grandiosa metrópole de São Paulo, a esculpida e majestosa Brasília, a lindíssima Gramado, a elegante Florianópolis, BH, a mini-RJ chamada Vitória-ES, as calorosas e maravilhosas praias do meu Nordeste, e é claro, a primeira capital e a melhor cidade do mundo (ao menos para mim) Salvador da Bahia.

Numa antiga piada, Deus teria dito: mas olha o povo que eu vou colocar lá… Mas na verdade, até o povo é maravilhoso. Bem humorado, solícito, solidário, esperto, criativo, feliz, esportivo, artístico em sua essência e cada vez mais inteligente. Um povo que reúne em Tóquio para arrecadar e levar alimentos e água para as vítimas do Tsunami em outra região. Os organizados e eficientes japoneses, não pensaram. Um povo que sofreu com uma pesada ditadura militar e ainda assim sorrio e cantou: “apesar de você, amanhã há de ser, um novo dia”. Isso pra não dizer que não falei das flores.

Mas, infelizmente, é um povo que ainda carrega o estigma do complexo de vira-latas. Acha-se inferior aos outros. Os americanos são mais competentes, os japoneses mais eficientes, os europeus mais elegantes… Lembro de uma capa da Veja (argh!) que exprime bem esse complexo de alguns, em outubro de 2003. A manchete era “Brasil peita os EUA na ALCA – Coragem ou Estupidez?”. Na imagem, um pintinho musculoso enfrenta a águia americana. Hoje sabemos que não foi estupidez.

Contudo, meus compatriotas, hoje é dia de comemorar. Deixamos de ser o país do futuro e já somos o país do presente. Um presente forte economicamente, respeitado no exterior e que vai realizar os dois maiores torneios esportivos do mundo. Uma terra do carnaval mais organizado do mundo, apesar de alguns vira-latas falarem contra… Ainda estamos cheios de problemas na segurança, na educação, na política, no desenvolvimento social… Mas ninguém fala mal de aniversariante no dia da sua festa.

Por isso, Parabéns Brasil. Meu Brasil Brasileiro. E parafraseando o período negro da ditadura: Ame-o ou deixe-o… ainda melhor.

—————————-

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s