Para lamentar e para aplaudir

Sempre fui um crítico, um tanto ácido, da Igreja Católica Apostólica Romana. Escrevi sobre a comercialização dos ensinamentos de Deus, sobre o trabalho do Padre Marcelo Rossi em anunciar mais Ágape do que Jesus no seu programa de rádio, sobre as Cruzadas sanguinárias, a guerra-nada-santa de hoje contra a Camisinha, a omissão do Vaticano ante os crimes dos padres pedófilos e o cinismo em não admitir a homossexualidade dos seus cânones. Contudo existem exemplos fantásticos saídos das sacristias, e meu amigo Tadeu Menezes, me mandou um maravilhoso.

Não vou falar de Santo Agostinho, São Francisco de Assis, “Padim Pade Ciço”, Irmã Dulce ou Madre Tereza de Calcutá. Falarei de Dom Manuel Edmilson da Cruz, Bispo de Limoeiro do Norte, no Ceará. O Cidadão de Fortaleza mostrou-se um “cabra-macho” e recusou a “Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara”, outorgada a ele, pelo Senado Federal. A recusa foi feita como um ato de protesto ao aumento de 60% dos salários dos parlamentares, votado no final de 2010. O discurso do Bispo derrubou do cavalo os “nobres” senadores.

Dom Manuel mostrou-se surpreso com a indicação, agradeceu a todos pela lembrança e disse estar ali porque o Congresso Nacional merece respeito. Depois começou a protestar. Falou do desrespeito aos aposentados. Lembrou que o salário-mínimo que crescem como lesmas e alfinetou o aumento dos salários dos parlamentares: “quem assim procedeu não é parlamentar, é para-lamentar”.  Não contente ainda disparou: “a Comenda, hoje outorgada, não representa a pessoa do cearense maior, que foi Dom Helder Câmara”. E depois sacramentou: “só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, ao contribuinte, para o bem de todos com o suor no seu rosto e a dignidade no seu trabalho”.

A atitude desse senhor de 86 anos ganhou rapidamente a internet e revigorou a minha fé, nos homens. Ainda existem pessoas éticas o suficiente para se expor e enfrentar a canalhice desses “pralamentares” que fazem de Brasília um ilha, que fabrica a sua própria lei, como dizia o Hebert Viana.

O senador Papaléo Paes do PSDB, do Amapá, achou grosseira a atitude de Dom Manuel. Contudo confesso que a última vez que vibrei com um vídeo, com político, foi em Tropa de Elite 2. A cena do Coronel Nascimento tirando o vereador corrupto do carro e dando-lhe uma boa surra foi fenomenal e a platéia, no cinema em Aracaju, vibrou como se estivesse num jogo de futebol.

Enfim surgiu uma voz enfática na mídia, em plena TV Senado, para criticar o “maucaratismo” dos nossos nobres-políticos, no final de 2010. Parabéns ao Dom Manuel Edmilson da Cruz. Ganhou a admiração dos brasileiros por ser um humano direito, e não aceitar a comenda de direitos humanos, advinda dos lamentáveis parlamentares brasileiros. Para ele aplausos de pé e que Deus o abençoe.

Anúncios

4 comentários

  1. Olá meu querido, sua postagem é bem oportuna, parabéns. Confesso que da mesma forma fiquei surpreso, não que não acredite que hajam homens com esse caráter, mas pela atitude em si, pois bem sabemos que, ainda, existem pessoas sérias e honestas na política, costumo dizer que a maior sujeira encontra-se em nós, os eleitores, sei que aquele que tem “alguma instrução” não trocaria seu voto por nada, mas o número de “desestudantes” é enorme, não se fazem como antes, assim é um passo grande a politicagem brasileira as atitudes de compra e venda do Brasil…

  2. Belo texto cara! Cai de paraquedas do ocioso e já favoritei o blog!
    Uma bela atitude da parte de Dom Manuel, e é uma vergonha que no lugar onde 100% das pessoas tem por obrigação ser como ele, acontece extamente o inverso. Vale lembrar que a Marina também votou contra esse “tapa na cara da sociedade”.

  3. Erick passei para conhecer seu blog ele é nota 10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família e aceitei você como amigo no diHITT
    Um grande abraço e tudo de bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s