Mais um Bahia…

bahiaAcostumado com grandes conquistas durante 70% da minha vida parece que agora está chegando o meu momento de sofrer pele meu time. Acredito que seja uma espécie de purificação, para que na próxima vida eu volte morando em Barcelona e torcendo para o time homônimo da cidade. Isso porque a cada dia deparo com novas frustrações e tristezas vindas direto do Fazendão, sede do meu glorioso tricolor baiano.

Como se não bastasse não vencer um campeonato baiano a quase 9 anos, ser rebaixado 2 vezes da primeira divisão (porque  subiu pela janela),  uma vez rebaixado pra 3ª onde passou 2 temporadas no inferno, no ano passado tivemos que apelar para um rubro-negro convícto nos salvar.  Paulo Carneiro. Mas, como ele é um profissional, que ajudou a fazer do Vicetória um vencedor, acabei me rendendo a iniciativa polêmica do novo presidente do meu clube.

Hoje, dia 29/06/09, recebo a informação da mundança do escudo do meu time. De início achei absurdo, mas como designer, resolvi tentar entender essa iniciativa como uma forma de modernizar o clube. Mas aí, vi o útimo dos erros do meu time. Que escudo feio… 

Explicando tecnicamente

O novo escudo tem problemas sérios de Semi-ótica e aplicabilidade. Ele nos passa uma idéia de tristeza e de declínio. Isso por causa da bandeira, que agora está voltada para baixo. Quando lemos algo ou estudamos uma marca, os enxergamos da esquerda pra direita. A bandeira nova começa no alto e vai caindo…

A bandeira está tremendo.
Talvez de medo dos nossos grandes adversários, como o Ipatinga e o Duque de Caxias. Ela poderia até ter movimento, como a do Corinthians, já que o nosso escudo foi baseado nele. Notem que a
bandeira do escudo do time paulista termina no alto, indicando ascenção.

Menos brilho para nossas estrelas
As estrelas diminuiram. Parece que estão desvalorizando as principais conquistas do Bahia. E foram duplicadas, ocupando também o espaço das antigas bolinhas  que separavam o nome do ano de fundação.

Menos time e mais Estado
O triângulo da bandeira do Estado, além de ser outro erro (isso já como opinião pessoal) ainda está torto. Tiraram o símbolo do meu time para colocar a bandeira do Estado. Esqueceram que quem melhor representa a Bahia hoje é um outro time, que por sinal, é o nosso arqui-rival.

Modernizar é preciso…
Já que pretendem modernizar, porque não trocaram a fonte (letra) do nome de Arial para Futura ou Helvética? A única coisa que se reaproveita são as cores e o jogo de luz do novo azul do escudo, mas isso também irá gerar problemas de aplicabilidade em algumas mídias.

Além de todos os erros do novo escudo (que espero seja substituído o mais rápido possível, pelo antigo) a fase do Bahia não é das melhores. Em 9º lugar na série B, o tricolor de aço  vem de dois sofríveis empates com times sem expressão, já citados acima para meu desgosto. Ou seja, não era o momento da diretoria gerar uma polêmica com a mudança do escudo e sim, se preocupar com o time e o técnico do Bahia. Até pra fazer besteira eles podiam ser um pouco mais inteligentes. Vamos rezar pra o Bahia voltar a 1ª divisão no final do ano e só depois pensar em fazer uma mudança radical como essa. Esse deveria ser o pensamento da Diretoria do nosso Clube.

É Bahia. Mais um, mais um título de inglória incompetência…

2 comentários

    1. Obrigado, mas fui espírita e aprendi com a doutrina que o espírito não regride. Aguardo as conquistas de 18 títulos baianos e 3 nacionais, initerrúptos pelo “glorioso”. Talvez depois disso, no auge dos meus 49 anos, se já estiver sem noção precisa da realidade e não houver mais nenhum time de futebol no mundo, eu possa aceitar o seu conselho… Até lá, sem chances.
      Interessante como a maioria das mulheres é Vitória. Deve ser por causa da combinação do vermelho e do preto nas roupas, mesmo…

Deixe um comentário

